O jeans vestiu cowboys, ganhou popularidade no pós-guerra e apareceu nas telas de Hollywood nos anos 50 vestindo várias celebridades como James Dean, Marilyn Monroe, Cary Crant e outros. Dançou Rock’n’Roll na década de 60, criou moda nos anos 70 e pediu paz em Woodstock. Virou básico nos anos 80 se transformou num clássico na década de 90.
Agora, em pleno século 21, as palavras de ordem são glamour e estilo. Um dos materiais mais clássicos da moda, se molda a sua personalidade e aqui você é quem cria um espírito para o famoso índigo blue.
O jeanswear é uma linguagem universal que ultrapassa o fenômeno das tribos urbanas e está de volta às passarelas internacionais, às ruas e aos editoriais de moda. Os looks aparecem descolados, glamourosos, confortáveis e impecáveis. O destaque vai para a camisa jeans que virou um coringa, mas o denim também aparece em vestidos, jaquetas, blazers e macacões.
Conheça um pouco da história do Jeans
Um dos trajes mais inovadores da história contemporânea, a calca jeans Five Pockets, surgiu em 1853 quando Levi Strauss teve a ideia de criar uma calça para os trabalhadores das minas e cowboys norte-americanos que procuravam ouro durante a corrida para o oeste.
Levi fez uma experiência e confeccionou algumas peças reforçadas com a lona que possuía. Assim que disponibilizou aos mineradores, o sucesso foi imediato. Por conta da alta resistência, as peças não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior.
No entanto, Levi precisou procurar um tecido de igual resistência, porém mais confortável. O tecido de algodão vinha da região de Nîmes, na França e era usado pelos marinheiros genoveses. Daí veio o nome denim, ou seja “de Nîmes”. A cor azul que conhecemos apareceu só depois, quando Levi tingiu as peças com o corante da planta chamada Indigus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário